quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Resumo do filme:O terminal


Filme: O terminal (Original: The Terminal). Direção: Steven Spielberg. 
Produção: Laurie MacDonald,Walter F.Parkes e Steven Spielberg. País: EUA Gênero:Drama. Duração: 02 h 08 min. Ano: 2004.

     O filme O Terminal, retrata a história de Viktor Navorski, um cidadão da Krakozhia, que viaja para Nova York (EUA), objetivando realizar um sonho do seu pai. Durante a viagem, o seu país sofre um golpe de estado, e tem o seu visto cancelado, sem permissão para entrar em Nova York, e nem para retornar para seu país. Ele é retido no aeroporto dos EUA pelo departamento de segurança.
    Viktor tem sérios problemas para se comunicar com o diretor da alfândega e proteção da fronteira, Sr.Frank Dixon, pois ele não dominava o código do país (inglês), Viktor sabia apenas o básico, como: chamar um táxi, o endereço do hotel, e o roteiro turístico.Para explicar a Viktor o que está acontecendo com a Krakozhia, Dixon usa um saco de batatas fritas,e uma maçã,(gestos e mímicas), no entanto Viktor só começar  compreender o que está acontecendo com o seu país,quando escuta o hino da Krakozhia, e noticiário na TV do aeroporto,mas ainda assim ele sente dificuldade para entender o que o repórter diz, e a partir daí ele toma a iniciativa de aprender o idioma americano através de guias turísticos de bolso.Com a guerra, a moeda da Krakozhia fica desvalorizada, e Viktor recebe um vale alimentação e passa a morar no aeroporto.
    Nesse filme é possível observar vários exemplos de comunicação; (a linguagem verbal, não verbal e mista), quando as pessoas não observam as placas de aviso que o piso está molhado,quando Viktor entra no banheiro feminino por engano, quando Amélia (aeromoça) mostra a Viktor o aviso que o telefone está quebrado, o formulário usado no aeroporto que tem a cor conforme a solicitação do passageiro, além dos selos de cores verde e vermelho que significam respectivamente, autorizado e não autorizado, as faixas de sinalização das filas, com as cores azul, amarelo e verde, cada cor com uma finalidade.
    Há uma cena em que apresenta os 6 componentes da comunicação;(Emissor/ Receptor/ Referente(ou contexto)/ Canal/ Mensagem/ e o Código).Durante a sua estadia no aeroporto Viktor ajuda a um homem que foi retido como suspeito pelo departamento de segurança, mas ele apenas estava levando remédios para seu pai que estava doente,sem autorização médica, o que era proibido.O homem era de uma país vizinho da Krakozhia e não falava inglês,então Dixon resolve chamar Viktor que fala o mesmo idioma, para tentar explicar que ele está praticando um ato ilegal.Viktor por conhecer as regras do aeroporto, e pelo fato das outras pessoas não dominarem o mesmo código deles dois,e consegue de maneira brilhante resolver a situação e deixa Dixon furioso.
    Há uma cena em que Grupta (zelador), conta histórias sobre Viktor, fala para os colegas que Viktor é um agente da CIA e que ele está ali para espionar, e que o viu passando um tipo de código para uma mulher. ”Está cena é um exemplo de rádio peão” (boato/fofoca/conto). Durante o filme há exemplos de “merchandising” é possível visualizar propagandas de marcas famosas, como: terno que Viktor usa da “Hugo Boss” para ir jantar com Amélia (aeromoça), a lanchonete da Burger King, que ele freqüentava, a livraria “Boards” onde ele compra livros sobre Napoleão, o refrigerante “Pepsi” que Enrrique consome enquanto espera a Oficial Torres.
    O tempo passa e Viktor supera os obstáculos, e se torna querido por todos no aeroporto, só não consegue conquistar Dixon, que vê Viktor como um problema, por causa de uma promoção que almeja, na organização em que trabalha, e tenta o tempo todo se ver livre de Viktor. Após nove meses morando no aeroporto, a guerra chega ao fim e Viktor consegue realizar a promessa que fez ao seu pai; o autografo de um conceituado musico de jazz. E com o seu objetivo alcançado Viktor retorna ao seu País.

    Após esse breve relato podemos observar a importância da comunicação, e as constantes mudanças na sociedade, que ocorrem por meio dela, e todas as nossas ações partem da forma pela qual se comunicamos.

13 comentários:

  1. Parabéns pelo resumo equipe, está perfeito!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, está muito melhor em comparação aos outros!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso o resumo!.....fiquei emocionada....pois moro em New York City..e como sou imigrante......fui as lagrimas.....

    ResponderExcluir
  4. Brilhante! Precisava conhecer a importância da comunicação nesse filme e o resumo foi fundamental. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Filme muito bom. Te prende do inicio ao fim.vale a pena assistir

    ResponderExcluir
  7. Muito bom resumo. Ajudou-me imenso no meu trabalho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. A professora de inglês me pediu pra assistir e fazer um resumo desse filme 'eu o assisti e simplesmente adorei muito bom mesmo

    ResponderExcluir